04 fevereiro, 2009

Passatempo: "Até Onde Vais Com 1000€?"

Deixo aqui - em primeira mão - o texto com o qual concorri ao passatempo da revista 'Fugas':


Por 1000€ fiz-me a Leste.
Por mil euros, parti em 2005 juntamente com o mais velho dos meus amigos – o de mais longa data – rumo a Leste. Passamos 3 noites seguidas a dormir em comboios, estendidos inclusive no corredor do nocturno Bruxelas - Berlim, na companhia de um consorte Libanês recém conhecido.
Por mil euros, deixamo-nos surpreender pela Polónia, encantar pela Hungria e apaixonar pela Republica Checa.
Por mil euros cumpri o sonho adolescente do Inter-Rail, aficionando-me mais ainda às viagens de comboio.
Por mil euros fui. Mas de ‘borla’ ficaram os amigos. De ‘borla’ ficaram as histórias partilhadas, os sorrisos, os conselhos, a aprendizagem e o conhecimento mútuo, enfim… viajar!
De ‘borla’ fica a descoberta. Não apenas a dos caminhos que se percorre, mas sobretudo a das pessoas com que se cruza. E mais do que isso… a descoberta de nós mesmos.
De ‘borla’ regressamos mais amigos. Um do outro, e dos outros.
Por mil euros cruzei a Roménia e a Bulgária em 2007 e a Finlândia e os três países do Báltico em 2008.
Por mil euros, o encanto por cada local foi imediato, mas uma vez mais, de ‘borla’ foi conhecer um Holandês com idade para ser meu avô, que conhece o Algarve melhor do que eu, e que agora passa os seus invernos no bar de um hostel em Brasov.
De ‘borla’ foi ficar alojado num hostel em Riga, onde a recepção funciona num bar que nunca fecha e onde podemos sempre encontrar outros ‘mochileiros’ entusiastas.
De ‘borla’ foi conhecer um casal de reformados que mesmo sem falar nada de inglês, passaram toda a viagem que partilhamos em conversa connosco.
E de ‘borla’, ficam as experiencias partilhadas, a alegria que se transmite, as narrativas, o “até breve” de quem espera um dia voltar a cruzar-se nos trilhos que ousarmos percorrer.
Por mil euros fui e vim. Mas trouxe bem mais do que levei. Voltei carregado de tudo aquilo que não pesa mas enche. Daquilo que me faz sempre querer ir. Não importa onde nem como.
Importa ir. Viajar… Importa viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário