29 março, 2009

Down the River #01

Antes de mais tenho de apresentar o meu colega de viagem e amigo:
André de seu nome, 37 anos e um brilhante arquitecto...

E assim começava uma caminhada que se esperava longa...

A descida do Rio Paiva não começou onde inicialmente tínhamos previsto. As dificuldades do terreno e a incerteza quanto ao local exacto da nascente levou-nos a começar a caminhada na freguesia de Pêra Velha.
O primeiro dia correu tal como previsto. Aliás... bem melhor!
Chegamos a Segões ao fim da manhã quando julgávamos estar ainda bastante atrasados.
Esta freguesia do concelho de Moimenta da Beira, é um caso entre muitos, dos reflexos da desertificação e da emigração do interior do país. Ao chegar lá, deparamo-nos com imensas casas enclausuradas nas sua persianas e no pó acumulado por longos períodos de ausência dos seus proprietários. Ainda assim e porque não tinha qualquer tipo de estabelecimento que nos pudesse
alimentar, conseguimos uma boleia até à aldeia de Alhais de onde seguimos até Vila Nova de Paiva.
E aqui... o 1º contratempo!
Depois de tanto gabar as botas novas (cortesia do meu 'velhote') eis que meia duzia de km's depois, tenho a sola de uma delas completamente descolada.
Há que procurar um sapateiro...
Felizmente tive a sorte de conhecer o 'Graxas', um sapateiro pouco mais velho que eu, que fez um serviço exemplar não só colando a sola descolada, como cozendo ambas. E na hora de pagar...
- 'Pagas quando cá voltares! Põem a 'mobilia' às costas e façam-se ao caminho'
Muito obrigado 'Graxas'!
Da parte da tarde o caminho até Fráguas fez-se sem problemas, sempre por caminhos de acesso aos campos de cultivo junto ao rio.



Uma referência para uma iniciativa de valor.
Na freguesia de Fráguas existe uma associação que procura estimular a vida da comunidade e fazer a ponte entre a terra e os emigrantes no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário