07 março, 2010

Próxima Paragem: UTRECHT

Se ainda não o disse aqui, aproveito a oportunidade para confessar a minha enorme paixão pelos Caminhos-de-ferro.
Além de ser membro de uma associação de Amigos do CF, sou tambem coleccionador de miniaturas ferroviárias, o que diz bem dessa minha paixão.

Na passada semana estive no Entroncamento para visitar os trabalhos de restauro do Comboio Real. Esta composição datada de 1862 e de fabrico inglês que se encontrava no museu de Santarém, foi solicitada pelo museu de Utrecht, na Holanda, para uma exposição internacional de comboios reais, que estará patente entre 14 de Abril e 10 de Setembro.
Será dos poucos comboios completos (leia-se; locomotiva, tender e carruagens) a estar presente na exposição, que contará sobretudo com carruagens proveniente de toda a Europa.

Os trabalhos de restauro estão a cargo de uma excelente equipa (os têxteis, por exemplo, estão à responsabilidade da mesma equipa que opera no Palácio da Ajuda) e os resultados são notórios.
É a segunda intervenção de restauro que esta composição sobre, depois de ter sido dada como irrecuperável na década de 50, altura em que foi salva para figurar nas comemorações dos 100 anos do CF em Portugal.



Assim sendo, junta-se o útil ao agradável para encontrar um excelente mote para uma visita à Holanda.

De salientar o magnifico trabalho que tem sido desenvolvido pelo Museu Nacional Ferroviário na salvaguarda de tão notório património, lutando por contrariar uma tendência acentuada nas ultimas décadas, de abandono, esquecimento e desrespeito pelo património ferroviário.

Viagem marcada para Maio

2 comentários:

  1. Também gosto de combóios apesar de ter trabalhado em aviões.
    Actualmenta faço vapor vivo, veja o sitio http://vaporvivo.no.sapo.pt
    no youtube consulte a página de ADVSebastião

    ResponderEliminar