26 outubro, 2010

Nos carris...

No passado mês de Setembro, tive a oportunidade de fazer uma serie de 3 viagens de comboio, aqui no nosso pequeno rectângulo. Duas delas nunca tinha feito antes e a terceira recordava-me muito vagamente e julgo ter sido feita durante a noite.

O Ramal de Tomar - a primeira das três viagens que fiz - liga a cidade que lhe dá nome ao grande centro ferroviário nacional que é o Entroncamento, numa extensão de aproximadamente 15Km.
A exploração pública do ramal teve inicio em 1928, colmatando a falha que a escolha do traçado da linha do Norte e do Leste havia gerado, afastando esta importante cidade do veiculo dinamizador que foi o comboio.




A segunda viagem levou-me pelos carris de via única do Ramal de Cáceres.
Este ramal deve a sua existência à importância das ligações com Espanha e principalmente com a sua capital. Ainda hoje, é através do Ramal de Cáceres que circula o Lusitânia TremHotel, que diariamente une as duas capitais ibéricas.
De entre as suas estações, contam-se seguramente, algumas das mais bonitas de toda a rede e com magníficos exemplos de azulejaria. Especial referencia para a estação fronteiriça de Marvão - Beirã, com os seus azulejos, restaurante (infelizmente encerrado) e alpendre.




Por fim, o troço Faro - Vila Real de Santo António, na linha do Algarve.
A linha do Algarve, em toda a sua extensão, proporciona magnificas vistas a quem dela usufrui. O troço do sotavento algarvio é particularmente interessante por se estender ao longo da ria Formosa, oferecendo paisagens de grande beleza, sempre com o mar como pano de fundo, culminando numa das mais notáveis obras do movimento modernista em Portugal, como é o caso da estação de V.R.S. António, autoria do Arquitecto Cottinelli Telmo.

(vista sobre Tavira)


De referir também o já emblemático comboio da Praia do Barril, uma experiência sempre interessante para os amantes do caminho de ferro.




Experimentem!
O comboio é uma óptima forma de viajar e desfrutar da paisagem...

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