27 abril, 2009

Actualização de Percurso #03

Começo a ficar um pouco desapontado...

As várias pesquisas que tenho efectuado, levam-me a concluir que os meus intentos de visitar o Cáucaso, são, digamos... complicados de concretizar.
Parece que ninguém se entende por aqueles lados. São vizinhos pouco sociáveis entre si...
Não há fronteiras terrestres (nem marítimas) entre a Rússia e a Geórgia ou o Azerbaijão. Por outro lado, a única forma de entrar na Arménia é pela Geórgia, visto que a Arménia não se dá nem com a Turquia nem com o Azerbaijão...
Com tudo isto, a única forma de visitar aqueles países seria viajando de barco desde a Rússia até à Turquia, daí entrar na Geórgia e seguir para um dos outros países, sendo que se quisesse visitar os dois, teria sempre de voltar à Geórgia, o mesmo acontecendo para regressar à Turquia... ou seja; teria de entrar e sair constantemente da Geórgia para me conseguir mover entre os 4 países!

Posto isto, tomei mais uma posição 'drástica';

Não vou ao Cáucaso!

Não vou ao Cáucaso, mas vou à Ucrânia! E assim sendo (e depois de estudadas as várias alternativas...), cheguei à conclusão que o melhor será seguir pela Roménia e Bulgária (o barco de Odessa para Istambul é caríssimo...), apanhando um comboio procedente de Moscovo com destino a Sofia e daí seguir no 'Balkan Express' com destino a Istambul.
Uma vez lá, poderei apanhar umas das mais fantásticas viagem de comboio do mundo; o 'Toros Express' que liga Istambul a Aleppo na Síria.

(já agora... AUTOCARRO = ÔNIBUS)

2 comentários:

  1. gostamos desta imagem do blog...

    boas preparações

    familia palma

    ResponderEliminar
  2. O novo banner está muito apropriado. venham mais updates da viagem.

    ResponderEliminar