19 janeiro, 2010

Noruega - Primeiras Notas

A Noruega é o país de partida dA VIAGEM.
O Cabo Norte, não sendo o ponto mais setentrional da Europa - esse é o cabo Fligely, na ilha Rudolf, na Rússia - é contudo, o ponto mais a norte da plataforma continental (se assim se pode dizer...) e possível de ser alcançado apenas por terra. O Cabo Norte marcará assim o Km '0'!

Daquilo que as pesquisas me têm dado a conhecer, destacaria a importância e o significado que os noruegueses atribuem à paisagem e à natureza. Toda a terra é de todos - está na sua constituição - daí que seja permitido acampar em qualquer parte do território selvagem, salvaguardando a necessidade extrema de o proteger.
Boas noticias portanto, para quem aprecia acordar com a neblina própria dos dias de Outono sobre um tapete verde... e para quem viaja com a 'casa' às costas e com poucos recursos.

Há três paragens obrigatórias na região da Finnmark; Alta, o Cabo Norte (obviamente!..) e Karasjok.

Alta é uma povoação com pouco mais de 17.000 habitante situada nas margens do Atlântico e possui o aeroporto mais próximo do Cabo Norte, do qual dista 244Km.
Detém uma colecção de gravuras rupestres que fazem parte da lista da UNESCO como Património da Humanidade e é famosa pela pesca do Salmão.
Alta será uma espécie de prólogo e faço intenção de pescar qualquer coisinha por lá...

Sobre o Cabo Norte pouco mais há a dizer. É o inicio psicológico da viagem, um local aparentemente fantástico, com uma paisagem deslumbrante e onde pretendo montar a tenda, com vista para o oceano...

Karasjok, é a capital do povo Sami e o centro nevrálgico de toda a sua cultura. Infelizmente, a época do ano em que estimo passar por lá não permitirá tomar contacto com uma das suas mais extraordinárias actividades; a migração das renas.
Contudo, Karasjok possui o parlamento Sami e a sua biblioteca é um dos pontos mais importantes da sua afirmação.

... e vendo bem... é já pró ano!!!

4 comentários:

  1. Contamos passar pelo Cabo do Norte este ano. Talvez te possamos deixar algumas dicas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Mateus Brandão,
    Entrei no seu blog quando estava pesquisando info sobre o Cabo Norte... coisa que não falta, mas não consigo encontrar o que quero, o mais próximo que consegui foi o seu! É que o amigo Mateus está pensando fazer a pé, e eu de bicicleta.
    Encontrei varias experiencias em autocaravana, motas, mas nada de bikes.
    No entanto encontrei uma info importante para mim no seu blog, e que tem a ver com a povoação de Alta e o seu aeroporto, pois a minha ideia é chegar ó mais perto possível do Cabo, e regressar a casa em Portimão de bicicleta, em autonomia, coisa para levar cerca de 3 meses.
    Muita da infomação que tenho lido, dá para perceber que o mês de Julho é muito inconstante, com muita chuva, muito frio e vento, ainda não apanhei ninguém que tenha lá estado em princípios de Agosto para saber como é.
    Estou planeando fazer esta aventura dentro de 1 a 2 anos, pois preciso de me "reformar" para ter tempo.
    Entretanto vou deixar aqui os meus contactos, caso tenha alguns comentários, conselhos ou sugestões...
    Rogério Pinto
    http://latebeginner.blogspot.com
    rpinto@ncgdesign.com
    968042998

    ResponderEliminar
  3. Estou de boca aberta com esta viagem. Fiquei comovido e agradado por um compatriota meu se abalançar a tanto.Eu fiquei por menos, no entanto ,já por duas vezes subi desde Almada, ao mítico Cabo Norte, com um autocarro, 40 amigos e fazendo campismo. Se quiser alguma dica, estou disponível

    José Luis COVITA
    933413321
    joseluiscovita@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Excelente artigo. Estou pensando em visitar Noruega no mês que vem e este artigo me ajudou muito. Se tiver interesse, aqui pode encontrar mais informações esta cidade http://viagemhoje.com/noruega-terra-dos-vikings-e-dos-fiordes.html

    ResponderEliminar