09 setembro, 2013

REGRESSAR

Regressar será sempre tão bom quanto partir...
Regressar é assimilar, é partilhar, é voltar ao ponto de referência... é sentir vontade de voltar a partir.


Os regressos são todos idênticos: descansar - porque ser viajante é exigente e intenso -, matar saudades, deitar o dente ao prato que há muito não se saboreia e esvaziar das ideias com que entretanto povoamos a mente.
As viagens são sempre um campo infindável de novos projectos. Como se ganhassem folgo nos ares longínquos do nosso destino. Como se fossem um balão de ar quente à espera de ser aquecido...

Quando chego - depois de semanas entre Berlim e Moscovo - dou por mim em pesquisas de voos na Momondo, para destinos tão dispares como Oslo, Singapura ou a Cidade do Cabo; a conferir horários de comboios internacionais e a elaborar planos para viagens imaginárias.
Os regressos são trabalhosos! É por isso que é tão bom regressar; porque é na 'origem' que ganham forma as novas ideias e projectos.


Viajar é uma adição.
A cada regresso aumenta a vontade de partir - não porque queira estar constantemente fora, mas pela felicidade de 'ir e voltar'.
As viagens começam em casa; nos livros, nos documentários, nas pesquisas intermináveis. Sabemos sempre como partimos, mas não fazemos ideia de como regressamos. O regresso é um mistério - que efeitos teve a viagem em nós e nos outros? - é expectativa...

O regresso será sempre um destino desconhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário