06 março, 2014

HISTÓRIAS DE APEADEIRO #1 - Morte de Tolstói


 












Sabia que Liev Tolstói faleceu numa estação ferroviária?

No final da sua vida, Tolstoi – autor de clássicos de renome como Guerra e Paz ou Anna Karenina – é um homem ‘convertido’ à simplicidade dos camponeses – contrariando a esposa e os filhos, que lhe reivindicam os luxos a que sempre se habituaram.
Cansado da vida faustosa e sem sentido, resoluto, foge por fim de casa aos 82 anos de idade, abandonando a família e a vida em que não mais acreditava.
Foge de comboio. Com sucesso. Contudo, consequência da sua preferência por viajar em carruagens de terceira classe – fustigadas pelo frio e pela fuligem – o já debilitado escritor contrai uma pneumonia que rapidamente se agrava.

Por injunção de uma filha e do médico, detém-se na remota estação de Astapovo, onde o chefe da estação o acolhe em sua casa, mudando-se ele mesmo, para que Tolstói e a sua ‘comitiva’ melhor se acomodassem. 
Ivan Ozolin tornar-se-ia assim em herói nacional pela sua generosidade.
Entretanto, a ausência de pousadas ou outro tipo de acomodação em Astapovo, obriga à vinda de carruagens-cama para albergar os familiares, médicos, agentes secretos enviados pelo governo, sacerdotes e todo um batalhão de repórteres.
As transmissões por telégrafo eram tantas que foram necessários mais equipamentos e operadores na estação.


A 20 de Novembro de 1910, Tolstói morre por fim.
O comboio fúnebre que transporta o seu corpo de regresso a São Petersburgo é recebido por camponeses e operários que vivem próximos às suas propriedade.
A urna é seguida por uma multidão de 3 a 4 mil pessoas e o número teria sido ainda maior, se o governo de São Petersburgo não tivesse proibido a vinda de comboios especiais desde Moscovo.


Sem comentários:

Enviar um comentário