21 abril, 2009

Percurso - Marrocos

Pois então, aqui fica um pequeno resumo daquilo que eu espero vir a serem 20 dias por terras Marroquinas;

Após a chegada a Tânger - via Madrid (de avião fica mais barato que ir até Espanha e atravessar de barco...) - sigo imediatamente para Chefchaouen, onde tenciono passar 2 noites. Daqui, reservo um dia inteiro para fazer a viagem de autocarro até Oujda - via Nador - de forma a poder contemplar as montanhas do Rif. Uma vez em Oujda, apanho o comboio nocturno até Casablanca e seguidamente até El-Jadida.
Em El-Jadida é minha intenção visitar a cisterna portuguesa e algo mais da antiga Mazagão. Sigo nesse mesmo dia para Safi a fim de visitar outro antepassado Lusitano; a fortaleza de Safi.
Se tudo correr como previsto o dia terminará em Essaouira.
Daqui prossigo para Marraquexe. 3 dias e 3 noites...
Seguem-se 2 dias para fazer os poucos quilómetros que ligam a Ouarzazate. Pelo caminho, as visitas a Telouet e Ait-Benhaddou e o caminho que os liga (apenas transitável de jipe...).
Chegado a Ouarzazate, o caminho segue para Zagora, de modo a poder contemplar as paisagens do Vale do Draa.
Volto para trás e sigo para o desfiladeiro do Dades onde tenciono fazer algumas caminhadas. O suficiente para em 3 dias poder ligar o caminho entre os dois desfiladeiro - o Dades e o Todra - começando em Boumalne du Dades, seguindo até Msemrir, Tamtattouchte e por fim, Tinerhir.
Daqui sigo para Merzouga e para as Dunas de Erg Chebbi.
Prossigo para Fez - mais 2 dias - seguindo-se Meknes e Volubilis para terminar.
Regresso novamente por Tânger.

2 comentários:

  1. Parece-nos um exelente plano de viagem. O nosso plano é um pouco diferente porque vamos 30 dias e a parte de Fez e Meknes já conhecemos. Mas vamos passar seguramente por muitos dos sitios que mencionas. Bons Ensaios.

    ResponderEliminar
  2. espero termos direito a actualizações o mais actuais possiveis dessa viagem...

    aguardamos...

    familia Palma

    ResponderEliminar