02 outubro, 2012

Museu Vivo da Fogaça

O Museu Vivo da Fogaça, em Santa Maria da Feira (de onde somos naturais), associa-se ao projecto ´De Cabo a Cabo' e juntos iremos levar um dos maiores ícones Feirenses por todo o país.

Por alturas da peste, terá uma abastada família Feirense, visto um dos seus filhos atormentado pela doença. Perante a desgraça, seu pai terá prometido ao mártir São Sebastião, oferecer um pão doce a todos os pobres das Terras de Santa Maria em troca da cura do seu filho.
Como assim aconteceu - há mais de 500 anos - desde então se cumpre a promessa a cada 20 de Janeiro, e a fogaça sai às ruas de Santa Maria da Feira - à cabeça de meninas vestidas de branco - sendo depois distribuída pelos pobres conforme havia sido prometido.
Reza a lenda, que certa altura se quebrou a tradição e a peste voltou, tendo sido imediatamente retomada até aos dias de hoje.

O Museu Vivo da Fagaça é um espaço que presta homenagem a estas tradições; recriando e reinventando receitas, transmitindo conhecimentos, e transportando por todo o país estes costumes e saberes em diversos eventos medievais e renascentistas.

É com enorme orgulho e satisfação, que o projecto De Cabo a Cabo assume esta parceria, bem como o empenho na divulgação de tão nobre - e nossa - tradição.


Obrigado Museu!

Sem comentários:

Enviar um comentário